As datas marcadas para a apresentação dos projectos eram ansiosamente esperadas.
Minutos antes da apresentação dos projectos (geralmente durante o intervalo), os autores encarregavam-se de preparar a sala. Normalmente, dispunham as mesas em U, iam buscar mais cadeiras ou almofadas para as visitas e, em cima do estrado, colocavam uma mesa e cadeiras para si próprios. Os cartazes eram colados no quadro e os restantes materiais necessários à apresentação eram organizados para que estivessem à mão.
Quando o público se sentava era-lhes distribuída uma folha para tirarem apontamentos e todos eram avisados que, no final, iria haver tempo para tirarem dúvidas mas que depois fariam uma ficha de avaliação para verificar se tinham estado com atenção.
O tempo da comunicação era sagrado. Tendo por base um guião escrito (e alguns ensaios na escola e em casa), os elementos de cada grupo desempenhavam o papel que lhes cabia e que previamente tinham combinado entre si. Ninguém se recusava a participar. Se alguém se enganava ou tinha mais dificuldade em ler, havia um colega que muito naturalmente dava uma ajuda.
Depois, um elemento do grupo perguntava se alguém queria fazer comentários ou perguntas. Se houvesse perguntas difíceis, os outros (crianças e adultos) podiam ajudar a responder. Por fim, distribuíam as fichas de avaliação aos colegas e os ajudavam a esclarecer dúvidas que surgiam.
No final, depois de terem recebido os parabéns, alguns meninos confessavam-me o seu nervosismo inicial que felizmente tinha dado lugar a uma enorme satisfação por terem conseguido levar a sua tarefa até ao fim.
A rotina de convidar uma turma para ir à nossa sala, por vezes, alterava-se e as apresentações eram feitas noutros espaços da escola.
Esta imagem mostra um momento da comunicação do projecto O Panda Gigante realizado por três alunos, que teve lugar na sala do Jardim de Infância.
Esta apresentação rendeu juros elevados à turma. Passados uns dias, os meninos do Jardim de Infância bateram-nos à porta para nos presentearem com um panda gigante (tridimensional e em tamanho natural) que entretanto tinham construído com base nas informações do projecto.