Um espaço para pôr as ideias em dia e pensar em voz alta sobre as TIC e a Escola
Sábado, 3 de Dezembro de 2005
Todos diferentes...

DSC00246.JPG



Um desafio com que a maioria dos professores se depara é o de trabalhar com turmas heterogéneas (vários níveis de escolaridade, crianças com NEE, casos de crianças com problemas emocionais e comportamentais...).

Quando na sala de aula se formam grupos de trabalho, o mais provável é serem constituídos por crianças com níveis diferentes (poderá haver elementos que ainda não dominam a leitura e a escrita ou a matemática e outros que revelem grande facilidade em todas as áreas).

Será que se deve impedir a participação nos projectos das crianças que revelam dificuldades de aprendizagem? Como proceder para que ninguém se auto exclua nem seja excluído?

À partida, poderá considerar-se que nem todos irão contribuir da mesma forma para o trabalho conjunto e que nem todos aprenderão o mesmo. Mas o fundamental é que todos se envolvam e dêem o seu máximo, a partir do nível em que se encontram.

Cabe sem dúvida ao professor o papel de enquadrar as crianças com dificuldades de aprendizagem no grupo e promover a sua integração na turma. Por outro lado, a criação de hábitos de trabalho colaborativo entre os alunos é indispensável.


Será possível transformar a heterogeneidade de uma turma numa vantagem?

Como integrar crianças de diferentes níveis de aprendizagens em trabalhos de grupo?



publicado por mtsilva às 22:32
link do post | comentar | favorito
|

algo sobre mim
pesquisar
 
Maio 2006
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
27

28
29
30
31


artigos recentes

A culpa, desta vez, foi d...

Uma Escola com vista para...

Mas o que fazer só com um...

Que competências desenvol...

Todos diferentes...

O prazer de comunicar

E depois da pesquisa?

Questões organizativas

Os primeiros projectos de...

Aprender a trabalhar com ...

arquivos

Maio 2006

Abril 2006

Dezembro 2005

Novembro 2005

Outubro 2005

links
Contador

Apollofind Counter
Fazer olhinhos
blogs SAPO
subscrever feeds