Um espaço para pôr as ideias em dia e pensar em voz alta sobre as TIC e a Escola
Quinta-feira, 6 de Abril de 2006
Uma Escola com vista para o Mundo

Foi com prazer que, alguns dias antes do Carnaval, participei numa breve visita (com outras colegas), a uma sala de aula do 3.º ano de uma pequena escola situada no Concelho da Lourinhã.

 

Quando chegámos, ao início da tarde, ouvia-se música de fundo e os alunos realizavam várias tarefas: uns liam, outros escreviam, dois alunos trabalhavam com as mães que os ajudavam a coser os fatos de Espantalho para o Carnaval, uma aluna terminava um desenho no computador para enviar para o concurso dos Artistas Digitais e os outros nem sei bem o que faziam… Só sei que naquela sala de aula se respirava tranquilidade e trabalho, muito trabalho (os placards das paredes indiciavam alguns dos projectos da turma).

 

Esta sala de aula, tem computador com ligação à Internet que se encontra dentro de um armário encostado a uma parede. Não houve tempo para estar com grandes conversas, mas deu para perceber que os alunos lhe davam bastante uso.

 

Passados uns dias, voltei a encontrar esta turma, desta vez na Internet e, desde aí, todos os dias sei notícias…

 

 

Mas o que se passou?

 

Entretanto, a professora da turma frequentou uma acção de formação e aprendeu a construir blogues. Passada uma semana, decidiu criar um blogue com a sua turma.

 

Esse blogue chama-se Ventos-a-Mudar e o endereço electrónico é

 

http://www.ventosamudar.blogspot.com/

 

Trata-se de um blogue em que o primeiro artigo foi escrito pela professora, mas que rapidamente passou a ser actualizado pelos alunos (percebe-se que todos os dias há um responsável por essa tarefa),

Muito interessante é também a interacção estabelecida com os comentadores.

 

Espreitem e participem nesta pequena/grande comunidade.

 

Bons ventos!



publicado por mtsilva às 10:45
link do post | comentar | favorito
|

7 comentários:
De mada a 6 de Abril de 2006 às 11:43
Pois é, a existência de um computador na sala de aula permite fazer muita coisa, assim o professor o entenda como um recurso no meio de outros com os quais ele organiza o trabalho da sua classe. E este tem, naturalmente, de ser planeado de forma a abrir espaço para co-existirem, em simultâneo, diferentes actividades em que os alunos se envolvem com empenho e persistência. O que não significa menor preparação das aulas, pelo contrário, exige que o professor saiba o que propõe, a quem e para quê.
E agora, só para completar as informações deste post, vale a pena dizer que mais do que acção de formação foi uma sessão de trabalho no agrupamento de Ribamar (dinamizada pelo Centro de Competência FCUL - http://nonio.fc.ul.pt). Se quiserem ver o que se anda a passar neste Agrupamento vão espreitar em http://nonio.fc.ul.pt/actividades/argrupamento_ribamar/index.htm


De grupodeventos a 6 de Abril de 2006 às 23:48
Nem de propósito... escrevemos as duas sobre o mesmo dia...
Confesso que tento esse clima de tranquilidade de que falaste, mas nem sempre se consegue e não é fácil gerir todas estas actividades. É claro é que o ideal era termos mais computadores e aí sim, era um pouco mais fácil ...
Quanto ao nosso blog está a crescer e os alunos estão entusiasmados, vamos ver se continuam. Tem sido muito estimulante este trabalho e a inter-acção que se tem estabelecido com as pessoas que comentam. Obrigam a pensar noutras questões e noutras hipóteses... O que só é bom. Obrigada pelas tuas palavras e pelo título do teu post. Espero que possa continuar a ser uma escola aberta para o futuro...


De mada a 24 de Abril de 2006 às 01:04
aqui fica um blogue que tedeve interessar
http://engracados.blogspot.com/
eles também fazem experiências... e são pequenitos...


De Maria da Conceição Brito a 8 de Maio de 2006 às 16:01
Este blogue é o destaque desta semana da rubrica que temos vindo a desenvolver sobre blogues educativos, no Centro de Competência da ESE de Setúbal (http://nonio.ese.ips.pt/nonio21/), desde Fevereiro deste ano e que se intitula " O blogue da semana".
À autora os nossos parabéns e os votos de continuação da boa prática.
Um abraço
Conceição Brito


De ventos-a mudar a 8 de Maio de 2006 às 21:33
muitos parabéns pelo destaque


De ventos-a mudar a 8 de Maio de 2006 às 21:33
Muitos parabéns pelo destaque


De viagens baratas a 10 de Maio de 2010 às 21:48
Já tem uns anos mas continua relevante. Incrivel.


Comentar post

algo sobre mim
pesquisar
 
Maio 2006
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
27

28
29
30
31


artigos recentes

A culpa, desta vez, foi d...

Uma Escola com vista para...

Mas o que fazer só com um...

Que competências desenvol...

Todos diferentes...

O prazer de comunicar

E depois da pesquisa?

Questões organizativas

Os primeiros projectos de...

Aprender a trabalhar com ...

arquivos

Maio 2006

Abril 2006

Dezembro 2005

Novembro 2005

Outubro 2005

links
Contador

Apollofind Counter
Fazer olhinhos
blogs SAPO
subscrever feeds