Um espaço para pôr as ideias em dia e pensar em voz alta sobre as TIC e a Escola
Terça-feira, 15 de Novembro de 2005
Aprender a trabalhar com o computador, trabalhando
Não querendo perder tempo com descrições, pretendo recordar o modo como os meus alunos, no 1.º ano, se foram apropriando da utilização dos computadores. Logo no primeiro dia de aulas, no âmbito das actividades de recepção do 1.º ano (em que, como manda a tradição na minha escola, os novos alunos e respectivos encarregados de educação participam em vários ateliês) passaram pela sala de informática. Quando entraram, os computadores estavam ligados e foram convidados a usá-los para jogar, desenhar, entrar na Internet... Quem sabia ensinava a quem não sabia e se fosse necessário pedia ajuda ao professor responsável pelo ateliê.


Passados uns tempos, habituaram-se a ir regularmente à sala dos computadores (uma ou duas vezes por semana). Aí começaram a desenvolver actividades sugeridas por mim (copiar um pequeno texto trabalhado na aula, escrever frases ou listas de palavras, ilustrar uma história, utilizar software educativo ou a Internet para fazer um jogo...) e, de uma forma gradual, foram contactando com as diferentes ferramentas informáticas.


Inicialmente, eu tinha a preocupação de preparar a sala de informática para que, quando eles chegassem, os computadores já estivessem ligados e o programa a utilizar já aparecesse no ecrã. Do mesmo modo, no final, era eu que realizava as operações de gravar os ficheiros e encerrar os computadores. Aos poucos fui-lhes passando essas tarefas.


Em algumas ocasiões em que pretendia mostrar a todos o trabalho feito por um grupo de alunos ou chamar a atenção para determinado aspecto técnico relacionado com o funcionamento de um programa, pedia aos alunos para se juntarem à volta de um computador e ficávamos a conversar acerca desse assunto.


sala_computador_alunos.JPG



Isto tudo para dizer que acho que os alunos não precisam de pré-requisitos para começar a trabalhar com os computadores. Penso que os alunos devem aprender a usar os computadores e a dominar progressivamente os aspectos técnicos que vão surgindo, à medida que vão desenvolvendo tarefas com sentido para si próprios e para o grupo. É claro que o trabalho a pares tem aqui um papel fundamental pois promove a troca de conhecimentos e destrezas que fazem com que os alunos se vão tornando cada vez mais autónomos em relação ao professor.

No entanto, é preciso notar que trabalhar numa sala com vinte e tal meninos e dez computadores nem sempre corre às mil maravilhas. Ou há computadores que não arrancam, ou a impressora não imprime, ou um rato deixa de funcionar, ou um menino está sistematicamente a fazer disparates, ou estão vários grupos a pedir ajuda ao mesmo tempo, ou a professora naquele dia está com menos paciência, ou…


Sugestões para dois dedos de conversa:


• Como costumam fazer as primeiras abordagens de utilização dos computadores com os alunos mais novos?


• Será que o professor precisa de possuir pré-requisitos para ser capaz de pôr a sua turma a trabalhar com os computadores?



publicado por mtsilva às 15:52
link do post | comentar | favorito
|

8 comentários:
De Anónimo a 30 de Novembro de 2005 às 11:46
Olá, eu também estou de acordo com o que os nosso colegas já referiram.
O professor deve realmente ter alguns conhecimentos na utilização das TIC, para os poder utilizar com o seu grupo. Quer seja através da participação em formações ou por tentativa erro de forma a que ele obtenha conhecimentos e se sinta à vontade em utilizar as TIC. Senão como vai ele tentar transmitir aos alunos como se faz e o que se faz, se também ele não sabe? E como os vai incentivar na ua utilização?
Por isso acho que todos os Professores sem excepção, deveriam começar a adaptar-se, e a quere investir um pouco mais na utilização das TIC em sala de aula. Isabel
</a>
(mailto:isasaraiva@portugalmail.pt)


De Anónimo a 17 de Novembro de 2005 às 18:49
é indispensável que o professor possua suficientes pré-requisitos para poder trabalhar com grupos de crianças... as tic não são excepçãoraquel carmona
</a>
(mailto:raquelcarmona@iol.pt)


De Anónimo a 15 de Novembro de 2005 às 18:40
Porque não uma primeira abordagem de manipulação/tomar contacto livre, familiarizar-se com o computador... com a Internet, como incentivo à pesquisa, à descoberta ...?
O professor? Essencialmente tem que ser receptivo em relação às potencialidades das Tic, de outro modo, como as poderia implementar com êxito?Maria Silva
</a>
(mailto:mariapsilva @iol.pt)


De Anónimo a 15 de Novembro de 2005 às 17:58
Olá!
Penso que em tudo para se poder transmitir quaquer conhecimento temos de saber fazer ou ter conhecimento sobre, portanto no caso das TIC, para além de termos de saber trabalhar com elas também devemos praticar. A teoria é importante, mas no caso das TIC a tentativa erro não deixa de ser fundamental!Sofia Araújo
</a>
(mailto:sofia.cca@iol.pt)


De Anónimo a 15 de Novembro de 2005 às 17:52
Só somos capazes de explicar, como, se soubermos fazer!
A prática só é assimilada se for apoiada na teoria.
Para mim o bom professor é aquele que sabe fazer o que quer que os alunos façam...
Logo quem não sabe usar o computador nunca poderá influebciar os eus alunos para o utilizarem...
Joaquim LoureiroJoaquim Loureiro
</a>
(mailto:joa.lou@clix.pt)


De Sapo Videos a 24 de Janeiro de 2010 às 14:28
Este governo veio dar uma lufada de ar fresco às empresas que actuam na área das TI portuguesas


De deivid filipi hames a 20 de Abril de 2010 às 15:38
Olá eu sino um geito legau de como trabalhar em casa apartir de seu computador revendendo produtos importados
passo a passo como é feito a técnica, mais de 50 fornecedores gratis e muitas outras informações legais!

http://revenderprodutosimportados.blogspot.com/


De Adalton a 24 de Maio de 2013 às 17:50
Muito bom msm me ajudou muito obrigado!


Comentar post

algo sobre mim
pesquisar
 
Maio 2006
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
27

28
29
30
31


artigos recentes

A culpa, desta vez, foi d...

Uma Escola com vista para...

Mas o que fazer só com um...

Que competências desenvol...

Todos diferentes...

O prazer de comunicar

E depois da pesquisa?

Questões organizativas

Os primeiros projectos de...

Aprender a trabalhar com ...

arquivos

Maio 2006

Abril 2006

Dezembro 2005

Novembro 2005

Outubro 2005

links
Contador

Apollofind Counter
Fazer olhinhos
blogs SAPO
subscrever feeds