Um espaço para pôr as ideias em dia e pensar em voz alta sobre as TIC e a Escola
Sexta-feira, 2 de Dezembro de 2005
Os primeiros projectos de estudo

Foi quase no final do 1.º ano que pensei introduzir o trabalho de projecto na turma, a propósito de uma ida ao Jardim Zoológico.

Antes da visita, os alunos formaram grupos de três elementos e cada grupo escolheu um animal para estudar. Em conjunto, pensámos nos aspectos que cada grupo deveria observar em relação ao seu animal e eu elaborei uma ficha muito simples para registo dessas observações. Cada aluno construiu uma bolsinha de cartolina e atou-lhe um fio de lã para a pendurar ao pescoço. Lá dentro guardou uma fotocópia da ficha e um pequeno lápis para fazer os registos necessários no Zoo.

tart.JPG


Durante a visita, cada grupo observou, desenhou e fotografou o animal escolhido, tentou ler as informações escritas na tabuleta e preencheu a ficha de registo.

No dia seguinte, de volta à sala de aula, conversámos sobre a visita e combinámos que cada grupo iria construir um cartaz. Pedi para desenharem o seu animal e escreverem um texto sobre ele. Os vários textos foram sendo trabalhados e melhorados durante a semana.

Quando fomos à sala de informática, todos os grupos visitaram o site do Zoo e tentaram pesquisar e imprimir mais informações sobre cada animal. Com a minha ajuda, leram os textos impressos e sublinharam as informações importantes. Os passos seguintes foram acrescentar mais algumas informações aos textos, escrevê-los no computador e tentar desenhar os bichos no Paint. O material para fazer os cartazes ia sendo construído...

Entretanto, eu pedi a uma ex-aluna minha que viesse à nossa sala falar sobre o processo de construção dos projectos de estudo e apresentar alguns trabalhos feitos por si e pelos colegas em anos anteriores. A propósito de alguns cartazes que foram mostrados, chamei a atenção para os vários elementos comuns que os compunham: título grande, textos, fotos, desenho, nome dos elementos do grupo, indicação da bibliografia...

Nos dias seguintes, os vários grupos começaram a fazer os seus cartazes e à medida que foram ficando prontos, marcámos datas para a apresentação dos trabalhos.

Os dias da comunicação dos projectos passaram a ser dias muito especiais e, desde o início, houve a ideia de convidar outras turmas para assistir. Alguns meninos fizeram questão em convidar também os pais ou funcionários da escola.

No final da comunicação, a audiência tinha que responder a um pequeno questionário sobre o tema apresentado (inicialmente questões muito simples de escolha múltipla) e fazer um desenho. Aos meninos da turma convidada fazíamos uma pedido (descarado) que  consistia  em, de volta à sua sala, construírem colectivamente o animal apresentado para nos oferecer. E a nossa sala foi-se transformando num Jardim Zoológico,,,

Tentando reflectir sobre todo este processo (que tentei reconstruir de memória passados quase quatro anos), lembro-me que não foi fácil. 

A gestão de vários grupos de trabalho a funcionar em simultâneo é sempre complicada e cansativa. Além de os alunos ainda terem um domínio incipiente da leitura e da escrita, na turma existiam casos de crianças com dificuldades de aprendizagens e/ou problemas de comportamento que por vezes causavam perturbação no grupo e que era necessário acalmar e reintegrar.

Este tipo de trabalho implica também preparar e organizar previamente espaços e materiais e aproveitar muitos bocadinhos para trabalhar com os alunos individualmente ou em grupo (inclusive fora do horário lectivo).



publicado por mtsilva às 11:51
link do post | comentar | favorito
|

algo sobre mim
pesquisar
 
Maio 2006
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
27

28
29
30
31


artigos recentes

A culpa, desta vez, foi d...

Uma Escola com vista para...

Mas o que fazer só com um...

Que competências desenvol...

Todos diferentes...

O prazer de comunicar

E depois da pesquisa?

Questões organizativas

Os primeiros projectos de...

Aprender a trabalhar com ...

arquivos

Maio 2006

Abril 2006

Dezembro 2005

Novembro 2005

Outubro 2005

links
Contador

Apollofind Counter
Fazer olhinhos
blogs SAPO
subscrever feeds