Um espaço para pôr as ideias em dia e pensar em voz alta sobre as TIC e a Escola
Sexta-feira, 2 de Dezembro de 2005
Questões organizativas

DSC00248.JPG


No 2.º ano, o tempo para realização de projectos de estudo foi introduzido no plano semanal da turma. Muitas vezes, os temas surgiam a partir de sugestões dadas pelos alunos, outras vezes, eram escolhidos directamente da lista de conteúdos do programa de Estudo do Meio.

Por exemplo, no 3.º ano, a abordagem dos vários subtemas relacionados com o estudo do “Corpo Humano” foi da responsabilidade de cinco grupos que se formaram para o efeito.

Quando, por alguma razão, o horário semanal sofria alterações, os alunos reclamavam: “Então esta semana não trabalhamos nos projectos?”.

As idas da turma à sala dos computadores passaram a estar muito ligadas à elaboração dos projectos. Dada a localização da sala de computadores (contígua à sala de aula), frequentemente havia grupos a trabalhar na sala de aula enquanto outros estavam a trabalhar na sala dos computadores. Passou também a ser habitual haver grupos a iniciar um projecto, enquanto outros estavam na fase do seu desenvolvimento e outros a preparar a sua comunicação à turma.

Foram criadas rotinas de trabalho e, de um modo geral, todos os grupos passavam pelas seguintes etapas:

 • Escolha do tema;

• Preenchimento de uma ficha que incluía o levantamento de questões sobre o tema (o que queremos saber?);

• Pesquisa (orientada pelas questões colocadas anteriormente) recorrendo a livros, revistas, enciclopédias e Internet;

• Produção de textos no Word e compilação de imagens (produzidas no Paint, retiradas da Net, recortadas de revistas...);

• Elaboração de um cartaz, livro ou folheto de suporte à apresentação;

• Construção de uma ficha de avaliação para os colegas contendo questões e actividades relacionadas com os conteúdos da apresentação;

• Preparação da apresentação à turma (distribuição de papéis dentro do grupo, ensaios de leitura, convites, arrumação da sala...);

• Comunicação do projecto;

• Apreciação do trabalho pela turma (comentários, opiniões e pedidos de esclarecimento);

• Avaliação das aprendizagens (através da ficha construída para o efeito);

• Exposição/divulgação do trabalho em geral, afixado num placard da sala ou do corredor ou publicado no jornal de turma.



publicado por mtsilva às 16:25
link do post | comentar | favorito
|

1 comentário:
De Anónimo a 7 de Dezembro de 2005 às 23:16
Gostei do blog!
Afinal os blogs podem ter muita utilidade no ensino, neste caso a divulgação de um projecto no 1º ciclo. Parabéns pela ideia. Adicionei o link do no meu blog, cujo tema é os Blogs na Educação.

Este post está basante explícito, pois deixa perceptível os passos que os alunos fizeram. Uma ideia: num próximo projecto porque não alargar a última fase (Exposição/divulgação) fazendo um blog (com o apoio necessário) onde se poderia publicar ideias gerias do tema desenvolvido pelos grupos... José Oliveira
(http://blogs.prof2000.pt/blogseduc)
(mailto:joliveira@mail.prof2000.pt)


Comentar post

algo sobre mim
pesquisar
 
Maio 2006
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
27

28
29
30
31


artigos recentes

A culpa, desta vez, foi d...

Uma Escola com vista para...

Mas o que fazer só com um...

Que competências desenvol...

Todos diferentes...

O prazer de comunicar

E depois da pesquisa?

Questões organizativas

Os primeiros projectos de...

Aprender a trabalhar com ...

arquivos

Maio 2006

Abril 2006

Dezembro 2005

Novembro 2005

Outubro 2005

links
Contador

Apollofind Counter
Fazer olhinhos
blogs SAPO
subscrever feeds